Pequenso detalhes......

" E la em baixo....uma rede de anjos amparava nossa
queda... (Caio Fernando Abreu )











terça-feira, fevereiro 15, 2011

Desconstruindo certezas




Quando eu era mais novo, achava que sempre eu deveria ter uma opinião formada sobre tudo. Qualquer coisa que fosse. Considerava que ter uma opinião, "escolher um lado", "sair de cima do muro", era algo a ser feito por pessoas maduras.
.
E também tinha a idéia de que isso deveria ser realizado com extrema racionalidade: argumentos lógicos, levando em consideração dados históricos, sócio-culturais e de acordo com o avanço científico. Eu ficava "de cabelos arrepiados" quando ouvia uma argumentação rasa, lugar-comum, repetindo preconceitos ou pensamentos ultrapassados..

Hoje, percebo que isso era de uma arrogância incrível! Talvez essa forma de ver a vida fosse minha, resultante da minha personalidade louca libriana. E também consequência da adolescência - essa fase na qual desejamos ter todas as respostas do mundo!
.
Continuo achando que é importante ter uma opinião. E também mantenho a posição de que opiniões bem fundamentadas e menos contaminadas por "papagaices" e preconceitos podem ter maior serventia.



.
Mas deixei de ser radical em muitos aspectos:

ﻶق Aprendi que nem sempre vale a pena "entrar em divididas" ou "levantar bandeiras". Cada pessoa está num momento de vida e tem suas razões para acreditar neste ou naquele argumento ou naquela pessoa , naquela trilha ou no deus que mais lhe convem.... É importante saber diferenciar os terrenos que estão em momento fértil daqueles nos quais econtraremos apenas desgaste por tanto semear con tanto esforço, luta e amor em terras que nao nascem flores apenas ervas daninhas. E às vezes simplesmente não vale perder a paz , o amor que levamos muito verdadeiro no peito e nem o afeto por algumas causas;

)ﻶق A minha visão não é a única e nem a mais correta do mundo. Eu construí minha forma de encarar a vida de acordo com o ambiente no qual vivi, as experiências que tive, conforme a minha estrutura biopsíquica e principalmente porque escuto sim meu coração. Estou no ponto em que me encontro hoje porque minhas vivências me trouxeram até aqui, ate esse modo de pensar , ate esta estrada e este lugar que tanto fiz planos pra morar... Sempre vou encontrar quem pense diferente, quem não me alcance e quem vá muito além de mim. Portanto, assimilo hoje somente aquilo para o qual estou preparado - e essa constatação me leva a respeitar tanto aqueles que repetem frases feitas , açoes sempre as mesmas ou quanto aqueles que trazem mais luz e mais amor verdadeiro quem sabe , ao meu caminho;







ﻶق Percebi que opiniões não são imutáveis - pelo menos no meu caso. Conforme vou amadurecendo, tendo outras experiências, depois de casar de novo , separar , depois de mudar de Estado - tudo isso foi ampliando minha visão de mundo e me mostrando que nada é "preto no branco". O que eu penso hoje, posso não pensar amanhã. As pessoas que dizem te amar podem convinientemente desligar o botaõ amanha .As circunstâncias mudam e temos que ter a flexibilidade de reconhecer quando uma roupa não nos serve mais porque algo foi modificado no nosso estilo , algo que nao imaginavamos , espereravamos ou nao acreditavamos possivel aconteceu.

ﻶق Descobri que a Ciência tem um limite. E que temos a capacidade de ser objetivos e racionais em muitas aituações. Porém, em outras, ainda somos como crianças engatinhando. Aprendi que existem algumas perguntas que ainda não possuem respostas. ..que tem pessoas que te levam a duvida e o medo em vez do amor.E que no caso de dúvidas, tendemos a construir nossas próprias teorias: aquelas que nos façam continuar seguindo adiante,acreditando em amor que nos permitam um mínimo controle sobre nossas vidas e evitem nossos pesadelos durante a noite. Essas teorias que elaboramos são fundamentadas na fé, sendo variável o objeto desta fé: fé em Deus,fé nas mãos , fé em si mesmo, fé na Ciência, fé nos remédios, fé no trabalho, fé num amor, , fé na beleza física, fé no poder dos sinais e das sutis sensaçoes , fé na Natureza, fé no presente ou no futuro. Entendi que quando perdemos a fé, a vida pode ficar bem mais difícil e complicada: porque nao entendemos como algumas pessoas podem ser tao frias e/ou vazias ou porque não sabemos o que colocar no vazio que as perguntas sem respostas e a realidade deixam.


ﻶق Finalmente, compreendi que não preciso provar nada a ninguém. E que nem sempre as pessoas estão tão interessadas assim nas minhas opiniões sobre a vida e o mundo.a natureza , o sol e a lua. Porque estão bastante ocupadas com os próprios questionamentose tambem seus coraçoes e corpos . Claro que a opinião de certas pessoas sempre terá um peso - e é natural que assim seja porque somos seres sociais envolvidos em relações de afeto , muito carinho e quem sabe de amor. Mas o importante é que minhas ideias sejam baseadas naquilo que se constitui o meu bem estar,a paz de meu coraçao, meu brilho no olho.. sempre levando em conta os limites para manutenção do bem estar das pessoas que me cercam. O que vale é estar confortável na própria pele...abrandar a alma .. Bancar suas opiniões, sem a necesidade de impô-las através da força, do medo, da omissao ou da mentira. Parar de querer desesperadamente ser aceito pelos outros, pois a auto-aceitação é o primeiro passo para a maturidade.....

Existem coisas que algumas pessoas compreendem na teoria, potém ainda não conseguem colocar em prática. Temos a vida inteira pela frente, mas é bom não se acomodar: porque enfrentar os próprios fantasmas e desconstruir as próprias certezas, faz a vida melhor e nos permite caminhar um passo adiante.
um que seja .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.