Pequenso detalhes......

" E la em baixo....uma rede de anjos amparava nossa
queda... (Caio Fernando Abreu )











segunda-feira, março 22, 2010

Estado de presença






Um discípulo que estava praticando por algum tempo veio ver o mestre Ikyu. Estava chovendo, e ao entrar, deixou seus sapatos e seu guarda-chuva do lado de fora. Depois de apresentar seus cumprimentos, Ikyu perguntou-lhe de que lado de seus sapatos ele havia deixado o seu guarda-chuva.

Ora, que tipo de pergunta é essa? Você espera que mestres perguntem sobre Deus, sobre kundalini subindo, sobre chakras se abrindo... Mas Ikyu fez uma pergunta muito comum. O que sapatos e guarda-chuva têm a ver com espiritualidade?
Mas há algo de imenso valor nisso. O discípulo não podia se lembrar - quem se importa com o lugar em que colocou seus sapatos e de que lado colocou seu guarda-chuva? Mas isso foi suficiente - o discípulo foi recusado. Ikyu disse:

- Então vá e medite por mais sete anos.
- Sete anos!... disse o discípulo. - Apenas por essa pequena falha?
- Falhas não pequenas ou grandes, disse Ikyu.

- Você simplesmente ainda não está vivendo meditativamente. Não está presente.
Não faça distinção entre coisas, de que isso é trivial e aquilo é muito, muito espiritual. Preste atenção, esteja presente, esteja atento, e tudo se torna espiritual. Se você não prestar atenção, não for cuidadoso, tudo se torna não-espiritual.
A espiritualidade é dada por você, é sua dádiva ao mundo.

Quando um mestre como Ikkyu toca um guarda-chuva, o guarda-chuva é tão divino quanto qualquer coisa possa ser. A energia meditativa é alquímica; ela transforma o mais baixo no mais elevado. Descasque uma laranja como se estivesse conduzindo uma sinfonia, e você estará se aproximando mais e mais. Quanto mais meditativo você se torna, mais vê Deus em toda a parte.
No topo supremo, tudo é divino.

* Osho

colaboração e postagem : Christina ॐ Krishna Mati dd ॐ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.